Parceria da comunidade com o poder público colabora na limpeza e no plantio de árvores em uma área institucional do Município
Moradores do Jardim Padre Anchieta têm sido um exemplo de parceria com o poder público na conservação do meio ambiente. A comunidade auxilia na limpeza de uma área institucional do Município na Avenida Júlio Prestes Albuquerque, entre as ruas Dolores Malavolta e Ítalo Angeliere, e já plantou centenas de mudas de árvores.
O prefeito Edinho e secretários municipais visitaram o espaço na manhã desta quinta-feira (23) e acompanharam as melhorias que estão sendo feitas no local. Máquinas da Prefeitura trabalhavam na limpeza para que mais mudas sejam plantadas pela comunidade.
A área possui diversas árvores que dão frutos, como amora, ameixa, jabuticaba, goiaba, limão, abacate, figo, tamarindo, entre outras.
Está em construção um projeto da comunidade com a Prefeitura e o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) para a ampliação do plantio e a construção de uma calçada, permitindo o uso para lazer dos moradores. O Daae também já instalou cinco lixeiras feitas de tubos reaproveitados.
“Quero dar os parabéns aos moradores por essa iniciativa de ajudar o poder público na conservação de uma área que era utilizada para descarte de lixo e, agora, se torna um espaço de preservação do meio ambiente e lazer para a comunidade. É um exemplo a ser seguido”, afirmou o prefeito Edinho.
Morador do bairro e um dos líderes do projeto, o policial aposentado e professor de segurança privada Paulo Cherem Ferraz explica que de 20 a 30 pessoas participam da manutenção da área. “Aqui era só mato. Nós limpamos e começamos a plantar árvores. A intenção é transformar em um bosque para caminhada”, disse.
O administrador de empresas Marcus Vinícius Uchôa conta que a área sofria despejo de entulho antes das adequações. “Nós começamos a pensar no que fazer com o espaço e procuramos o poder público. Conseguimos mudas e reunimos o pessoal do bairro para o plantio. Aí o pessoal ficou mais atento e não jogou mais entulho. Nosso objetivo é deixar o local mais agradável, mais seguro”, revelou.
“Isso serve de exemplo para outras comunidades, outros bairros. Tornamos o ambiente mais agradável e, a longo prazo, vamos colher os frutos”, declarou Fernando Lopes, técnico de segurança do trabalho.
A visita do prefeito Edinho foi acompanhada pelas secretárias Anna Padilha (Obras e Serviços Públicos) e Sálua Kairuz Poleto (Desenvolvimento Urbano); pela coordenadora de Articulação Institucional, Graça Pinoti; pela diretora de Gestão Ambiental do Daae, Katia Matteo; além de equipes do Daae e de Obras e Serviços Públicos.
Fonte: site Prefeitura Municipal de Araraquara
Gerência de Comunicação, Relações Públicas e Eventos, 24 de julho de 2020.
Pin It

Enquete Daae

O que você acha do trabalho de Educação Ambiental desenvolvido pelo Daae?

facebook

Back to top