O Daae, representado pelo coordenador da Unidade de Gestão de Fauna, João Henrique Barbosa, e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), representado pelo conselheiro e secretário, Leonardo Botossi Ciomini, estiveram presentes em ato para realizar a doação de novos instrumentos de trabalho para a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, no dia 26 de junho.
Na ocasião foram entregues alicates para retirada de anilhas de avifauna silvestre que serão utilizados no combate ao tráfico destes animais em toda a região. O coordenador de Gestão de Fauna explica que, nas diversas ações realizadas de combate ao tráfico, ocorre a apreensão das aves que, na maioria das vezes, encontram-se com anilhas (anel de metal que serve para identificação das aves pelos órgãos ambientais) adulteradas, que tem o objetivo de burlar a lei e de vender animais caçados ou sem registro no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Estas anilhas nem sempre são as adequadas e devem ser retiradas dos animais sem que estes sejam feridos. Para tanto, faz-se necessário o uso de alicates específicos para seu corte e abertura.
A entrega desses equipamentos auxiliará não somente nas ações de combate ao tráfico de forma regional, mas também no bem-estar das aves apreendidas, tratando de forma digna estes animais.
A solicitação da Polícia Militar foi pleiteada ao Comdema na reunião ordinária do dia 13 de fevereiro deste ano e aprovada por unanimidade. Ciomini reforça a importância do Conselho Ambiental na construção de políticas públicas através do diálogo com instituições e sociedade, bem como discussões técnicas pertinentes ao desenvolvimento urbano sustentável e fomento de projetos pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental (FDA).
 
Gerência de Comunicação, Relações Públicas e Eventos, 02 de julho de 2020.
Pin It

Enquete Daae

O que você acha do trabalho de Educação Ambiental desenvolvido pelo Daae?

facebook

Back to top