O Daae realiza, por meio das equipes da Gerência de Redes de Água e Esgoto/Coordenadoria de Redes de Esgoto e Águas Pluviais, os serviços de limpeza e manutenção de poços de visitas, ramais e redes coletoras de esgotos, durante o ano todo.

Contudo, no período do aumento das chuvas, os serviços de desobstrução nas tubulações aumentam consideravelmente. Isso se deve também ao lançamento indevido de águas pluviais no sistema de coleta de esgotos, o que é proibido por lei.
Segundo Fábio Caetano, coordenador da Unidade de Rede de Esgoto e Águas Pluviais, em média, há de 200 a 250 atendimentos de obstrução de rede e ramal de esgoto, por mês, nessa época do ano. De acordo com ele, as equipes utilizam veículo com hidrojateamento e materiais como a vareta. Lavar a via pública ou providenciar a desinfecção de imóvel atingido pela obstrução faz parte do atendimento realizado.
Para fazer serviços dessa natureza, o Daae investe em limpezas preventivas e periódicas nas redes, em recursos humanos, proporcionando treinamentos, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), equipamentos, veículos próprios para esse tipo de atividade e educação ambiental.
O que é mau uso da rede? É o lançamento de materiais que não deveriam estar dentro da tubulação. Plásticos, panos, pedaços de madeira, roupas íntimas, fraldas, absorventes, entulho de construção, estopa, madeira e óleo de cozinha, são alguns materiais que prejudicam o bom funcionamento das redes.
As tubulações de esgoto são dimensionadas (calculadas) pelos engenheiros para receberem apenas o esgoto doméstico. Contudo, qualquer objeto diferente pode causar entupimento, formando uma espécie de tampão, o que impede a passagem do esgoto. Assim, os dejetos se acumulam, trancam o fluxo e acabam ocasionando extravasamentos em pontos mais baixos da rede ou até mesmo o refluxo do esgoto para dentro dos imóveis e vias públicas. Outro malefício é o comprometimento do processo de tratamento do esgoto nas estações.

Assessoria de Comunicação, 10 de dezembro de 2019.

Pin It

Enquete Daae

O que você acha do trabalho de Educação Ambiental desenvolvido pelo Daae?

facebook

Back to top