A Cooperativa Acácia de Catadores, Coleta, Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Araraquara, completou ontem (12), seu 18º aniversário, dia em que também é comemorado o “Dia Municipal do Catador de Materiais Recicláveis”, instituído no calendário oficial do município em 2018. A comemoração foi marcada por carreata e solenidade ocorrida em frente ao paço municipal.

“A Acácia simboliza uma história de mulheres e homens que venceram imensas dificuldades. Hoje a Acácia tem apoio de toda a população, da Prefeitura, do Daae e reconhecimento nacional, construindo uma cidade mais sustentável e uma nova consciência”, afirmou o prefeito Edinho.

Edinho ainda destacou que a construção da Acácia é diária. “O maior desafio da Acácia e não se acomodar, achar que a missão está acabada. A construção do trabalho coletivo tem que ser todo dia. Todos devem se sentir parte da construção da Acácia. O futuro depende de todos vocês”, completou.

O superintendente do Daae, Donizete Simioni, lembrou do nascimento da cooperativa em 2001. “A Acácia nasceu a partir de 35 catadores que sobreviviam do antigo lixão. Em seu primeiro governo (2001-2004), o prefeito Edinho fomentou a formação da cooperativa para reverter a situação daqueles catadores. Hoje, a coleta seletiva porta a porta atende 100% da população, recolhendo cerca de 600 toneladas de materiais por mês”, disse.

O vereador Edio Lopes, representando a Câmara Municipal, parabenizou todos os catadores e as catadoras. “Vocês têm que mostrar à sociedade quem são. É um trabalho essencial para a sociedade, digno. A Acácia é uma referência de cooperativa. Parabéns e contem sempre conosco”, declarou.

Por fim, a presidente da Acácia, Helena Francisco da Silva, agradeceu a todos os apoiadores da cooperativa e aos colegas de trabalho. “Aquele papel que a gente pega não é para a Acácia. É para o mundo. A Acácia vai ficar ainda melhor para 2020. Temos vários projetos. Fica o meu agradecimento a todos”, afirmou.

Ainda estiveram na solenidade os vereadores Paulo Landim, Toninho do Mel e Roger Mendes, o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, a coordenadora de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capaclea, a diretora de Gestão Ambiental do Daae, Katia Matteo, o gerente de Resíduos Sólidos, Agamemnon Brunetti, além dos cooperados da Acácia.

Assessoria de Comunicação, 13 de novembro de 2019.

Pin It

Enquete Daae

O que você acha do trabalho de Educação Ambiental desenvolvido pelo Daae?

facebook

Back to top